sábado, 9 de outubro de 2010

Dossiê Flamengo




O dossiê flamengo começa em um ponto chave para se destrinchar e entender os momentos atuais tal momento se da logo
Após o título brasileiro de 1992, quando o clube entrou em uma grande crise financeira e as conquistas nacionais e internacionais tornaram-se menos freqüentes. Em 1995, ano do seu centenário, o radialista Kleber Leite assumiu a presidência do clube e contratou o atacante Romário, então o melhor jogador do mundo, que estava no Barcelona. Mesmo com Romário (que nesse ano brigava contra Túlio e Renato Gaúcho pelo "título" de Rei do Rio) e outros craques que foram contratados, como Edmundo e Branco, o ano do centenário rubro-negro não foi vitorioso. O Flamengo conquistou apenas a Taça Guanabara com três gols de Romário contra o Botafogo. Em 1996, o Flamengo conquista de forma invicta o Campeonato Carioca de Futebol e a Taça Guanabara, vencendo o Vasco no último jogo da Taça Rio e conquistando o título por antecipação, sem a necessidade de uma final. Romário foi o artilheiro do estadual e Sávio Bortolini Pimentel o destaque da campanha do Flamengo na Copa Ouro Sul-Americana, onde o Rubro Negro sagrar-se-ia campeão. Sávio terminou a competição como artilheiro ao marcar 3 vezes contra o São Paulo na final. Este foi o terceiro título internacional oficial do Flamengo.

Mandato kleber Leite(1995-1998)
Quem é Kleber Leite? Kléber Leite, Após a sua carreira de radialista virou dirigente, foi presidente do Flamengo por quatro anos, e seu primeiro mandato foi em 1995, ano do centenário do clube. Na época conseguiu trazer Romário para o Flamengo, tirando-o do Barcelona. Hoje Kléber Leite é um empresário bem sucedido, mas antigamente no começo da sua carreira era um dos principais repórteres esportivos do Rádio Brasileiro. Fez história, fez escola e foi um dos melhores que já vi atuar. Mas agora ele está do outro lado. Kléber ganhou a vida vendendo placas estáticas de publicidade ao redor do gramado na época que elas eram pesadas demais e rendiam muito menos que hoje. Eram difíceis de serem montadas. Ele e Jota Havila, coincidentemente outro ex-repórter de rádio, começaram o trabalho e ganharam dinheiro. Nada contra. Abriram um novo campo de atuação e deixaram a imprensa. Também diziam que Leite era o agenciador do patrocínio da Lubrax na camisa do Flamengo. Como corretor de publicidade também ganhava nesta conta. Kléber sempre foi flamenguista e nunca escondeu isso de ninguém. Hoje ele atua como dirigente do Flamengo, mas já foi presidente do clube rubro-negro num período de muitas vacas magras, times ruins, dinheiro faltando e muitas coisas suspeitas. O clube se endividou muito naquela época.
Um dos piores presidentes da história do clube levou o Flamengo ao fundo do poço, financeira e moralmente, pois fez inúmeras contratações (ao todo vendeu e comprou mais de 100 jogadores). Sua administração infelizmente foi em um momento histórico para o clube, o ano do centenário (1995). Começou de forma impressionante, trazendo Romário da Espanha e vários outros jogadores que a imprensa considerava craques, mas que ao vestirem o manto sagrado, tremeram e levaram o clube aos maiores vexames de sua história. O clube quebra vários recordes negativos, tais como 4 vice-campeonatos "algo que era exclusivo do "clube da colônia portuguesa".(Carioca e Super Copa da Libertadores em 95, Rio-São Paulo e Copa do Brasil de 1997), com um agravante: todos dentro do Maracanã lotado, causando enorme decepção para a torcida e muitas humilhações por parte da torcida arco-íris. O Flamengo também correu risco de rebaixamento no brasileiro de 1995, que só não ocorreu, pois na época só eram rebaixados dois clubes e um deles, desde o começo do campeonato, já deixava claro que seria rebaixado: o União São João (SP). Também teve derrotas por WO nos campeonatos carioca de 97 e 98, fazendo lembrar os idos tempos do amadorismo. Vale lembrar também que em sua administração o Fluminense foi campeão carioca em 1995, após 10 anos de fila; o Botafogo foi campeão brasileiro também em 1995 (título inédito) e campeão carioca em 1997. O Vasco ganhou o carioca e a Libertadores em 1998 e o brasileiro em 1997. São fatos que deixaram profundas marcas negativas na história, levando o nome do clube ao descrédito e uma crise financeira que perdura até aos dias de hoje (2005).

Proximo post,detalhamento Ano a ano do mandato Kleber Leite.

Um comentário:

  1. KL foi o maior ladrão desse clube,e a atual presidente trabalhou nessa mafia,assim como trabalhou tbm com o outro...EDMUNDO SANTOS SILVA!

    ResponderExcluir